sábado, setembro 15, 2007

A Escolha


Cinco e quarenta da manhã, o despertador toca. Eu desligo, esqueço que acordei e volto a dormir.

Às seis horas, minha mãe aparece no quarto e com um tom nada amigável pergunta se eu não vou pra aula. Eu digo: Mãezinha, to com muito sono e além do mais, já estou passada de ano, posso faltar hoje?
Ela permanece com a cara nada amigável, mais desta vez com um olhar mais fixo e diz: Olha... Tu que sabes.

Parece uma resposta normal, mas naquele momento, minha mãe colocou a maior responsabilidade da humanidade nas minhas costas.
Aquela responsável por tudo que já aconteceu e ainda por cima, por tudo o que deixou de acontecer. Aquela que até hoje, todos temem e ninguém sabe justificar. Que intriga os mais sábios e persegue os mais ignorantes. Que alguns, com medo, acabam fugindo pra deixar de ser, mal sabendo que fugindo, o são da mesma forma.
Essa, que monstruosa, me tomou em sua forma mais cruel naquela manhã, surgindo obscura e cobrando a minha parte.

Naquele momento, minha mãe me deu a escolha.

Agora, o peso da escolha estava em minhas mãos. Minha opção seria de responsabilidade minha e de mais ninguém. O que haverá depois disso, será o reflexo da minha decisão.

A formação do meu ser, decepções, mentes sendo influenciadas por mim, atitudes sendo influenciadas pelo simples fato da minha presença. Diálogos, opiniões, raivas, amores e até uma morte, ou duas, três. Acontecimentos em todos os lugares por onde eu passaria durante o dia, atitudes tomadas por pessoas que passariam por mim durante o dia e atitudes tomadas por pessoas que passarão por pessoas que passariam por mim, numa reação em cadeia que não há como parar e não se pode fugir.
Me paralisar, não seria evitar. Pelo contrário, seria uma decisão tão cheia de reflexos quanto qualquer outra.
Tudo depende da minha escolha. Não há como escapar.

A partir de agora, o curso da história está em minhas mãos.

11 comentários:

  1. pois é... eu sempre ouvi respostas assim! na verdade ela sempre colocou muita responsabilidade nas minhas costas desde pequena. acho que por isso que me sinto tão comprometida com tudo. talvez por isso eu assuma as responsabilidades de todos também, lidero todo mundo antes de perceber. e o final acabo cansada de tanta coisa p/ me preocupar. não se sinta tão responsável por tudo, mas também não seja relapsa. apenas consciente das conseqüências.
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeeee, XUXUU!

    QUE DRAMÁTICO! Oô
    Faça por onde se manter no curso, viu?

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  3. Tipo achei seu blog por um acaso..mto interessante.
    me identifiqui com mta coisa...
    nhá olha nom sei mais se vc quiser me add no msn
    the_dark_142@hotmail.com

    bjãão!!

    ResponderExcluir
  4. é por isso que dizem que a nossa vida é formada até mesmo nas pequenas escolhas! ^^

    adorei o blog *.*

    ResponderExcluir
  5. Só por ter faltado a aula?
    kkkkkkkkkk

    Ainda bem que eu demorei mais tempo pra essas crises todas! kkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. o loko...
    a maior responsabilidade só porque vc vai faltar um diaaa rsrs

    ResponderExcluir
  7. Meus pais também falam: "tu que sabes". Dá um certo peso na consciência, mas a gente tem que aprender a tomar as próprias decisões, fazer o quê!

    Beijão :)

    ResponderExcluir
  8. Peraí, eu me perdi, peq willworklover: vc continuou dormindo?

    (desculpe a demora)

    ResponderExcluir
  9. hum, eu acho que se oferecessem um pão com tucumã eu já levantaria! rs :)

    ResponderExcluir
  10. Ah...relaxa. Sem drama. Cabular uma aula faz parte da natureza...

    ResponderExcluir