quinta-feira, setembro 13, 2007

Moro num país tropical e corrupto por natureza

Todos nós sabíamos que esse escândalo envolvendo o presidente do senado Renan Calheiros não daria em nada.
Mesmo assim, havia, pelo menos em mim, um resquício de esperança. Talvez pela pressão da mídia, eles tomassem alguma atitude punitiva. Bobagem. Mais uma vez, foi provado que o que reina no nosso país é a impunidade à corrupção política.

Cada voto absolvendo aquele senador corrupto estava contadinho antes mesmo da votação. Um por um, devidamente comprado, negociado, chantageado ou simplesmente oferecido por algum puxa-saco. E da mesma forma foram os votos opostos a ele, uma pena que esses tiveram menos aliados.

Qualquer esperança que haja em relação ao caráter dos nossos governantes, ou é burra ou é muito boba, que no final das contas dá no mesmo.

De modo geral, a política já se transformou num grande amontoado de tranbiques, negociações suspeitas, alianças duvidosas e acordos estranhos com uma pitada de populismo e muita, mas muita cara-de-pau.

Nada disso é coisa extraordinária. É fato comum aí na sua cidade, aqui na minha e em qualquer lugar desse país.

Um ex-deputado, pai de uma amiga minha, pagou alguns mil reais pra Vanessa Grazziotin, Deputada Federal em quem a minha mãe vota em todas as eleições, pra ela simplesmente não subir num palanque defender outro da laia deles. “O que? Foi apenas um empréstimo, não há nada de ilegal nisso!”
Quantos votos absolvendo o Renan não foram conseguidos dessa mesma forma?

Isso é só praxe do que acontece nesse mundo podre que é a nossa democracia. Coisas muito piores se dão nesse país, quase que “legalmente”.

Por mais que a corrupção seja vencida na procuradoria e na polícia federal permitindo uma investigação bem-sucedida e a conclusão dos relatórios de acusação, enquanto os políticos forem julgados por eles mesmos, a impunidade continuará reinando absoluta!

É um ciclo vicioso! Se alguém entra na política honestamente, ou é tirado de lá ou aprende rapidinho a cartilha da desonestidade.

Mas quem pode exigir honestidade de um ser humano que sabe que não vai ser punido, ou seja, que legalmente não faz nada de errado?

Há falhas na aplicação da lei, há falhas nas nossas leis, mas quem vai mudar a constituição? Acredito que nenhum deles terá essa idéia.

Mas pra que esquentar a cabeça? Vamos todos relaxar e gozar!

7 comentários:

  1. Há falhas em todo o processo eleitoral que fazem com que a corrupção seja sistêmica. É impossível governar sem comprar os deputados! E quem pode mudar isso? Os próprios. Mas se os caras já são desonestos por vocação, imagine se eles fariam alguma coisa contra o próprio bolso e pela moralização do congresso?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu pensei em escrever sobre esse caso inescropuloso do Renan Calheiros.
    Eu estava assistindo o caso pela TV e fiquei inojada com a situação toda. Os políticos não pensam se o cara foi contra a lei ou não e sim, no que é conveniente pro partido deles.

    E assim o mundo vai sendo composto por um monte de gente que vive de conveniências, capazes de tudo pelo poder.

    Bom texto, boa visão :*

    ResponderExcluir
  4. E me perdoem pelo clichê no final.. tive que usa-lo.

    ResponderExcluir
  5. Talvez seja melhor gozar e outro país. Eu não vejo solução para esse... Infelizmente. eu adoro o Brasil, mas odeio a passividade desse povo...

    ResponderExcluir