quarta-feira, dezembro 26, 2007

Estágio vegerariânico

Estou passando por uma experiência diferente. É um estágio de vegetarianismo pra me adaptar a essa nova forma de vida.


Uma decisão que mudará meus valores e hábitos durante toda a minha vida não pode ser tomada de uma hora pra outra, mas a cada minuto tenho mais certeza de que tirar animais na minha alimentação é o mais racional a ser feito.


Caso você também esteja pensando em fazer isso ou tem alguma curiosidade de saber de uma leiga como é a primeira fase aqui vão alguns pontos observados por mim.


Virada radical


Numa família onde não há um vegetariano sequer, parar de comer animais não passa despercebido. Até agora todos aqui em casa tem levado na boa, apesar de ninguém botar fé de que vai durar muito tempo e não entenderem bem o porquê. Não quero ser nenhuma radical, não quero que eles parem de comer carne, muito menos você que está lendo. É uma atitude absolutamente pessoal. Também não quero ter que sair falando em todos os lugares onde eu passar, essa fase de adaptação é complicada, mas descrição é fundamental. (relevem o fato nada discreto de eu estar publicando meus ideais numa página de acesso internacional).


Ideal


A decisão de não tomar nenhuma postura radical é muito importante, portanto, não esperem que eu os condene por comer animais nem que eu mude a imagem do template do meu blog porque tem um bife. Sei que quando eu já estiver adaptada, o fato de eu comer animais ou não vai alterar em nada a minha rotina ou a rotina da minha família, que eu tenho feito lanchar em lugares que me dão a opção de batata-frita, por exemplo uehuehueheuhe.


O motivo ético


“Do ponto de vista ético, a carne em nossa mesa implica em crueldade com os animais, bem como com o próprio ser humano, uma vez que sua produção é anti-econômica e a quantidade de alimento produzido em uma mesma extensão de terra é muito menor do que quando dedicada à lavoura. Portanto, em um mundo onde a fome ainda é uma realidade para grande parte da família humana, torna-se, o comer carne, um hábito suntuoso, totalmente inaceitável.


A maneira como os animais são criados em espaços reduzidos, confinados em gaiolas ou em ambientes superlotados é cruel e desumana. Os animais são muito ligados à sua prole; quando criados confinados são impedidos de seguir seus instintos, o que os faz sofrer intensivamente. A forma como são abatidos é primitiva e violenta. Os métodos para atordoá-los não são confiáveis e muitos são esquartejados, esfolados, queimados e/ou depenados ainda vivos.


Os animais são transportados para o abate em condições péssimas, muitas vezes ficando sem alimento ou água por longos períodos de tempo. Em vista disso, muitos morrem a caminho do matadouro.”


No início não é fácil


Num dia normal na minha casa, no lanchinho do meio da tarde e do fim da tarde, eu fritaria hambúrguer ou mini-chicken que estão sempre prontinhos na geladeira, e de noite eu como sempre um x-bacon ou um x-calabresa da lanchonete perto de casa. Hoje, estou absolutamente perdida encontrando alimento apenas nos vários tipos de pão que rondam a minha geladeira. Num dia pão manteiguinha, no outro pão de forma, no outro dia pão francês, no outro dia eu já não agüento mais!!!


Tudo bem, tem a ceia de natal. Participei da ceia das minhas três famílias e não encontrei um prato sequer sem a presença de defuntos!! Até o macarrão tinha camarão, frango no arroz, porco na farofa...


Acredite em mim, se você não fizer um estudo e se preparar bem antes de assumir o vegetarianismo, você vai
passar fome!


Claro que há várias receitas ótimas sem animais, mas fui pega de surpresa já que não há um vegetariano sequer no meu circulo familiar-amiguístico e eu tinha acabado de decidir a tomar essa postura quando fui à festa de natal. Ano que vem, pode crer que levarei um prato especial para a ceia da família!


É tentador ceder


Em alguns casos é fácil manter a postura, como por exemplo com o peru. Me digam se não é nojento ver aquele animal tostado ali na mesa pronto pra ser comido por nós? Pensem no fato de que há uma grande cela com vários animais apertados se alimentando a fim de ficarem bem gordinhos até o natal. De lá eles são transportados para alguma indústria, e como já estão no ponto, nem se preocupam mais com sua alimentação. Depois são muitas vezes depenados ainda vivos e mortos de modo grotesco até serem embalados e finalizando um grande processo industrial até um deles ser temperado por nossa tia e comido por nós. Arrgth! Eu estou fora disso!


Por outro lado, meu prato preferido é servido justamente no natal... e pasmem.. é um animal! Sim... bacalhau desfiado. Uma delícia da qual estou abrindo mão. Isso sem falar no big bob com aquele hambúrguer delicioso, pizza de calabresa, a minha preferida, esfirra de carne do habibs, macarronada de molho branco e a tradicional picanha, prato especial da casa feito pelo papai e pela mamãe. Todas, absolutamente todas as minhas comidas preferidas são animais.


Não é tão fácil, não é tão difícil, mas uma coisa é certa: é possível!


Adeus, vida canibal!

31 comentários:

  1. Eu sempre temi que este blog virasse um diário ueheuheueuheue

    Logo trarei essa página cor de rosa de volta à linha!

    ResponderExcluir
  2. Uau, que mudança de vida, hein? Tenho uma colega do trabalho que de uma hora pra outra virou vegetariana tb, acho admiravel, mas infelizmente adoro essa minha vida canibal e logo após minha cirugia e indicação do meu médico e que eu coma muita proteína, muita carne... é complicado, mas admiravel! Boa sorte na sua nova conduta!

    No Ano novo, faz algo com proteína de soja, tem umas receitas bem legais por ai na internet... ou então se rende a uma bela carne de soja e faz uma macarrão!

    ResponderExcluir
  3. Bom, já tentei passar por essa fase...

    resisti durante 3 meses...

    mas realmente, já vi várias crueldades com animais, e você está fazendo a sua parte, e como vc mesmo disse (só que de uma outra forma).

    Difícil? sim, mas não impossível...

    abração.

    ah sim, e desculpe a invasão, te achei no blog da dominique e espero o chá das cinco...


    eheheheheheh

    ResponderExcluir
  4. Ai, dona... até consigo uns dias, mas definitivamente sou carnívora, não conseguiria... Mas desejo que persista no seu propósito firmemente!
    E, ó: aproveito pra dizer que desejamos um 2008 dupiru pra vc!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  5. putz... não vai ser fácil...
    eu prefiro carne branca às vermelhas, mas adoro uma boa picanha e um mc donalds...
    ai ai
    boa sorte
    =S

    ResponderExcluir
  6. Estou pensando em virar vegetariana tbm. Mas é pura e simplesmente pq a carna entra no meio dos meus dentes e me enche o saco.
    Haha
    Espero que teu natal tenha sido exorbitante XD
    Beiju

    ResponderExcluir
  7. Apenas um detalhe (rsrs), a carne tem um tipo de substância que estimula o desenvolvimento do cérebro, e foi o que proporcionou a evolução do humano >_<'~

    Nada contra, até gostaria de comer vegetais (eu odeio i.i~), mas... rsrs
    xD

    Se der, dá uma passada no meu blog e comente minhas histórias =]

    ResponderExcluir
  8. olha vou te falar uma coisa...
    esse ano fiz uma promessa de não comer carne nem dia 24 nem dia 25... e vc não sabe o sufoco q foi
    pq a ceia de natal aki em casa só tinha CARNEEEEEE... soufle de frango, peru, lasanha com carne moída, etc etc. tuuuudo tinha carne no meio e eu quase morri de raiva pq nao podia comer.
    nunca mais eu prometo uma coisa dessa.

    hehehe eu não consigo, principalmente pq eu nao como NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, que tenha verdura, legumes e derivados.
    ou seja, eu morreria de fome. é a carne q me sustenta.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. eu queria ter a força de vontade que você tem! mas não sou tão evoluida assim!!!
    mas bato palmas p/ tua atitude!!!
    ah... o blog do margaritas tá pronto!
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. eu tentei, mas não consigo
    hoje como uma semana sim, outra não..
    sempre tentando diminuir...

    gostei aki

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Ana, vai nessa!
    Vou ficar só olhando.
    Rs.

    Em abril desse ano deixei de tomar refrigerantes. Foi um escolha, e não foi tão difícil assim. Não se comparado ao fato de deixar de comer carne. Imaginaaaa! Sem carne tudo que eu como perderia o gosto real que tem. Não penso nessa idéia, mas acho o máximo você ter decidido isso.

    Boa Sorte!
    :)

    Ah! Eu lembrei taaaanto de você quando eu estive aí, moça! Mas foi tudo tão corrido. E eu não tinha acesso à internet pra te dar um sinal. Enfim, ainda tem tempo. Pode esperar que vou cobrar o passeio ao Parque dos Bilhares. Mas sem algodão doce, por favor! Rs.

    Cheeeiro.
    =*

    ResponderExcluir
  12. Querida obrigada pelo comentario vio.Espero encontra-la mais vezes,voce la e eu aqui rs

    Nossa quanto radicalismo!haha

    Beijinhoss.

    ResponderExcluir
  13. Acho que eu nao teria problemas em ser vegetariana, minha pizza preferida é mussarelaa, amoo arroz com feijão,
    o unico problema seria o mc donalds que como todaaa semana.

    O.o

    Aproveitoo e lhe desejo um Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  14. Não diria que tenha virado um diário, mas parece um relato pessoal. Sou totalmente contra crueldades e mortes dolorosas, mas eu sou extremamente carnívora. E não penso em mudar isso porque se eu deixar de ser carnívora os animais não deixariam de sofrer já que outras pessoas não conseguiriam deixar de comer carne. Ou seja, mesmo eu me tornando vegetariana, o comércio de mortos continuaria. Eu acho que isto é cultura. Se começarmos agora uma campanha contra a carne, assim como existe contra os cigarros, talvez, nossos filhos não se habituem a comer carne no futuro. Então cultura é cultura. O brasileiro come carne e para mudar isto teria que ser uma atitude de muitos. Mas acho legal sua decisão e acho que se conseguir deve permanecer com ela.

    ResponderExcluir
  15. http://www.faraway.blogger.com.br/

    Eu sempre pensei a respeito disso.

    Não tive coragem de ver o vídeo inteiro, Aninha. :/

    Quando vi um trecho que nem quero lembrar... Quase chorei.

    Amo animais, tenho um respeito lindo por eles.

    E cada dia que passa, venho querendo me tornar vegetariana.

    :/

    'Pressionante.

    ResponderExcluir
  16. Bom... q dê tudo certo pra ti.

    Um ótimo 2008!

    Paz, sucesso, saúde e alegrias é o que te desejo.

    Bjinhos.

    =]

    ResponderExcluir
  17. Olhos abertos de espanto
    A esperança renovada
    Há um novo ano que anuncia
    Os passos da felicidade na sua chegada

    E porque gosto de ti
    Companheira de viagem
    Que a minha companhia
    Não seja uma miragem

    E porque tocaste o profeta
    Com a delicadeza da tua terna mão
    No abrir das minhas portas
    Ilumino teu coração


    Um mágico 2008


    Um beijo da luz

    ResponderExcluir
  18. Meu desejo sincero de um feliz ano novo, 2008 de paz, amor e muita felicidade!!
    dias lindos,flor
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Feliz 2008 pra vc que Deus te ilumine cada dia mais!!!
    este ano vai ser melhor.

    bjus

    ResponderExcluir
  20. TEm uma supresa pra vc no meu blog...
    da uma olhada lá.
    =)

    ResponderExcluir
  21. http://www.faraway.blogger.com.br/

    Tem uma coisinha pra vc responder, se puder, hehehe, no meu brogui.


    Cheirooo. Feliz 2008.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da sua atitude também acho uma crueldade o que fazem com os pobres animais mas não tenho coragem de parar de comer carne ! Bom pelo menos só são carnes e não chocolate hehe..
    Adorei seu blog e seu jeito de pensar, boa sorte com a nova forma de viver!!!
    Bjuss..

    http://cantinhodavany.zip.net/

    ResponderExcluir
  23. bahhh! Eu acho que nunca seria vegetariana, devo dizer que até já tentei, mas não resisto a um bom churrasco feito pelo meu tio.
    Não vivo sem comer carne, mas vai fundo... se é isso que vc quer ;)
    beijo!

    ResponderExcluir
  24. oxi! mas canibal é quem come carne humana, mulher. :P vc quis dizer carnívora. apesar de sermos onívoros.
    bem, é uma escolha né.. mas prefiro nao mudar a natureza. se fomos criados onívoros, assim serei :D depois conta ae como tá sendo. :) bjs

    ResponderExcluir
  25. vegetariana é???? ooooolha. não é meu estilo de vida, mas admiro sua determinação. concerteza em termos de saúde não vai atrapalhar em nada a sua vida e vc vai se sentir melhor consigo mesma, então apóio totalmente. um beijo minha querida e fique de boa.

    ResponderExcluir
  26. Hehe, você não tem nem ideia o que eu já ri com este seu post.
    É que eu já passei por tudo o que você tão bem descreve.
    Outro ponto em comum: eu também sou vegetariana!!! :)
    E também passei por esse estágio vegerariânico Lol.
    Não é fácil, mas se você estiver determinada, você chega lá.
    Prometo que lhe dou umas dicas:
    Para já fica aqui o princípio básico:
    você não come carne, mas pode comer peixe e derivados de animal, tipo queijo e ovos.
    Comece por aí.
    O leite e iogurtes você come de soja. São deliciosos. Aqui há marcas fantásticas. Aí também deve haver.
    Não entre na soja para comer. Não é muito agradável, mas tem o Tofu, que é uma espécie de queijo de soja, tem vários sabores e substitui a carne na perfeição, quer em sabor quer em proteína.
    A propósito, Ingrith, esta é para você: se tem que comer proteína, não se encha de proteína animal: é um veneno. Substitua por proteína vegetal. Tem na soja e seus derivados uma fonte de proteínas óptima.
    E pode comer ovos, queijo e peixe. Carne nem pensar.
    Pode virar-se vegetariano para não comer os pobres dos bichinhos, mas também por razões de saúde.
    Vocês sabem que o cancro dos ovários e da mama, nas mulheres, é causado pelo excesso de gordura acumulado, exactamente a gordura animal?
    Para você Ana:
    Para suas fomes nocturnas, recorra a fruta,cereais, já agora integrais, com leite de soja e tem muita bolachinha integral deliciosa.
    Prometo que vou deixar umas receitinhas por aqui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Amei este post!!!!

    Tô na mesma fase!!! Já tem 9 meses que não como animal nenhum!!!

    Às vezes é complicado amigos entenderem!!!!

    Mas vamos trocar receitinhas!!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Ana!

    Eu de novo! rs rs Complementando o raciocínio do post Homem: Animal Irracional...

    Foi depois de ver mais aqueles vídeos do Instituto Nina Rosa, numa postagem de uma amiga blogueira, que resolvi tentar mudar minha atitude. Não que eu seja um grande devorador de carne, meu consumo é até baixo. Mesmo assim, estou no início da mudança para tentar ser mais vegetariano. Também não sei se conseguirei, estou consumindo menos carne do que antes, procurando mais informações... Na verdade, gosto mais de vegetais do que de carne.

    Mas o que o Instituto Nina Rosa prega é que o consumo de carne, nos dias atuais, não é mais feito para simples sobrevivência humana, de forma artesanal, mas sim de forma gananciosa, impiedosa e desenfreada, em busca do poder econômico. Bom, assistindo aos vídeos ficará mais fácil entender tudo.

    Boa sorte para nós dois!

    Abraços!
    Juca

    PS: Leia esta matéria escrita por um jornalista sobre tornar-se vegetariano: http://www.institutoninarosa.org.br/homem_come.htm.

    ResponderExcluir