segunda-feira, junho 26, 2006

*Pela criminalização da maionese

Por Antonio Prata
16 de dezembro de 2001


Depois que a Soninha foi demitida da TV Cultura por ter falado a uma revista que fumava maconha, tive vontade de, em solidariedade, sair gritando aos quatro ventos: “Eu também fumo!!” Só não fiz por um detalhe: eu não fumo.
Não fumo maconha porque não gosto. Durante a adolescência, bem que me esforcei. Mas ao contrário de relaxar, rir de tudo e achar o maior barato ouvir Pink Floyd por seis horas seguidas, comendo leite moça com Nescau, como faziam meus amigos que fumavam (uns ainda fumam, outros desencanaram), eu me contraía e me transformava numa espécie de Woody Allen colegial. Ficava confuso, não sabia o que fazer com as mãos, se casava ou comprava uma bicicleta, se bicicletava ou comprava um casamento... hum.. bem.. era um saco, e por isso desisti.

Apesar de não gostar de fumar, sou totalmente contra tratar o usuário da maconha como um criminoso. Tenho um monte de amigos que usa e trabalha, estuda, lê livros, ouve música. Claro que maconha faz mal. É um cigarro, e ninguém com mais de dois neurônios pode dizer que inalar qualquer tipo de fumaça não faça mal.
Aliás, quando vejo os defensores da legalização dizerem que maconha não faz mal porque é natural, tenho vontade de dar uma tijolada na testa dos sujeitos. Veneno de cobra, cicuta, lava de vulcão e urânio também são naturais, e duvido qualquer um aceitasse misturá-los na salada do almoço. Claro que maconha faz mal! Assim como o álcool, cigarro comum e, acredito até, o dogão da esquina e uma feijoada completa.

Se a pessoa não vai presa ao dirigir um carro a 120 km por hora numa estrada, mesmo sabendo que a maior causa de mortes entre jovens, no Brasil, é o trânsito; se não é encarcerada por comer um x-egg-bacon, mesmo sabendo que o colesterol é veneno para nossas veias; se não vê o sol nascer quadrado por correr os riscos que envolvem uma cirurgia pra reformar o nariz, os peitos (vocês, meninas, não eu) ou o que for, para ficarmos mais bonitos; por quê ela deveria ser presa por fumar um baseado?

Então, vamos levar a coisa a sério: vamos prender os usuários de tudo o que pode fazer mal a saúde, os isoporzeetos, os automóveis, a maionese, as bebidas alcoólicas, o leitão à pururuca, o cigarro, os remédios para regime, o café...

Um comentário:

  1. realmente o rapaz está certo. a Soninha só fez falar de algo q muita gente faz escondido. não faço dela uma heroína (até pq esse é o nome de outra droga), mas tem q ter coragem pra uma pessoa famosa falar publicamente q fuma maconha. ou então tem q estar bem chapado

    ResponderExcluir