terça-feira, junho 19, 2007

Christiane F. e Jailson S.

Apesar de morar no Brasil, onde os estragos do tráfico são catastróficos, eu, que digo isso com muita vergonha, só passei a me importar verdadeiramente com o problema das drogas quando li “Christiane F. 13 anos, drogada, prostituída...”. Afundada na lama da heroína e se prostituindo para sustentar o vício, Christiane, adolescente alemã, viu a morte de perto, mas conseguiu viver para contar a história. Seus amigos, infelizmente não tiveram a mesma sorte. Todos com menos de 18 anos. Todos mortos.
Se isso acontece num país desenvolvido como a Alemanha, imagina a podridão que está no Brasil., onde o pobre morre pobre e marginalizado e a polícia se vende por uma “cervejinha”.
Jailson da Silva, nasceu numa das maiores favelas do Rio de Janeiro. Nunca soube quem era seu pai, e sua mãe “entrou na vida” quando ele ainda era um bebê. Foi criado pela avó, dona Cleyde, que o sustentava com o dinheiro das quentinhas que vendia. Aos 3 anos, já reconhecia as drogas pelo cheiro. “Maconha!”, ele dizia sempre que sua mãe, que quando estava em casa mais parecia um zumbi, acendia seu cigarrinho. Com 9 anos, já andava armado e passava droga. Nunca foi à escola. Fez “carreira” rápido, mas sonhava mesmo em juntar dinheiro e sair do morro com sua avó. Sonhos. Jailson morreu aos 15, durante um tiroteio contra traficantes rivais.
Histórias como a de Christiane e Jailson se repetem todos os dias.
Seja no Brasil, seja na Alemanha, o problema das drogas está aí, e sem previsão de partida.

4 comentários:

  1. É verdade.
    E sabe o que descobri outro dia?
    Que, hoje, os adolescentes estão mais preocupados com a imagem do que com as drogas. Isso é péssimo. Dar importância a algo fútil e esquecer assuntos tão importantes que devem ser debatidos em casa.

    VAMOS NOS ADD SIM!!!
    HTTP://WWW.FARAWAY.BLOGGER.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Ana, se vc pesquisar sobre como as coisas são em Amsterdan, na Holanda contemporânea, vc vai se assustar... Cristiane F já foi escrito há um booommm tempo.

    Triste, realmente, triste. Q Deus (ou qq outra força maior do Bem) dê forças às pessoas de bem a manter seus filhos no bom caminho. E eles daí por diante...

    ResponderExcluir
  3. :'(

    eu não penso tanto nisso. até me sinto mal.

    as drogas são horríveis! o vício é deplorável! as mortes são estarrecedoras! mas eu não ligo tanto.

    ainda bem q tem gente como vc q liga. eu penso nas pessoas dentro da igreja q estão drogadas espiritualmente.

    ainda bem q temos vc.

    ResponderExcluir