quinta-feira, junho 14, 2007

Gosto não se discute

A arte e as classes sociais

Você consegue imaginar uma grande empresária de família rica ouvindo funk? E um morador da rocinha de origem humilde, apreciando um Mondriand ou estudando o sfumato de Da Vinci? Não que isso seja impossível, mas é de fato uma realidade pouco comum.
A arte está inteiramente relacionada às classes sociais. Isso porque a arte e a cultura são reflexos da realidade de um grupo. Uma pessoa que cresceu em meio ao “arrasta-pé” do bom forró nordestino, provavelmente não apreciará devidamente as sinfonias de Beethoven. Assim como quem passou a vida toda num meio de hipies, vai considerar “careta” as óperas de Donizetti.
Como já diz o ditado, “gosto não se discute”, mas é importante que todas as pessoas tenham acesso as várias expressões da arte, sobrepondo qualquer barreira social. A partir daí, quem sabe, poderíamos nos deparar com um jovem vendedor de sinal lendo Castro Alves no intervalo de seu trabalho, ou uma advogada madura ouvindo um bom Rap do MV Bill em sua Hilux.

Um comentário:

  1. Nossa... a vida de solteira pode ser extremamente cruel, mas a gente tem q ser ainda mais com ela e não deixar a peteca cair! ;)

    Quanto aos gostos, de fato não há discussões nesse assunto... É difícil avaliar se algo é "melhor" ou "pior". Na verdade td é DIFERENTE... Só lamentamos realmente q nem todos tenham acesso a td pra poder escolher.

    Bjinhus

    ResponderExcluir